Pesquisar este blog

MOVIMENTO IMPARCIALISTA

MOVIMENTO IMPARCIALISTA
IMPARCIALISMO

sábado, 8 de dezembro de 2012

O Imparcialismo: Caminhos para a arte e a literatura em um novo contexto


O Movimento literário que conscientemente poderia ter sido criado, vinte anos antes, partindo de algumas poesias de Carlos Drummond de Andrade.

O poema Desvalidos escrito já na poesia Imparcialista, que nasceu em 2008, mais de vinte anos depois da morte de Drummond, revela o contexto histórico trinta anos depois de ocorrido na Ditadura Militar, porém os poetas daquele período não assimilaram essa possibilidade de leitura do contexto. Essa não foi à única possibilidade consciente de renovação da poesia contemporânea que passou despercebida, temos no poeta Carlos Drumonnd de Andrade outra possibilidade de renovação. Alguns poemas com Eu, Etiqueta crítica ao capitalismo, ao consumismo e a dissolução do ser humano dentro desse contexto de valorização da mercadoria, dos serviços e da criação de mercado, temos o poema Quadrilha que pode ser considerado a leitura de uma sociedade e do individuo sem o comprometimento amoroso, temos ainda o poeta O Sobrevivente, oposto ao futurismo de Fernando Pessoa, retrata a máquina com algo que extrapolou as necessidades sérias e objetivas. Essas linhas de pensamentos poderiam ter formado uma nova corrente literária já nos anos noventa. Os poetas Imparcialistas surgiram vinte anos depois de Carlos Drummond de Andrade. Talvez a poesia como uma bajuladora de seu tempo não quis ser uma afronta ao seu contexto histórico e perdeu a oportunidade de renovação. Os poetas esquecem que se a sua poesia não afronta a humanidade, o indivíduo, a si mesmo e o seu tempo, perde a função dentro da literatura e da arte. Estamos em um tempo em que para as coisas possuírem razão de ser, tem que ser objetiva e ter função dentro da sociedade. A pintura deve descobrir o seu caminho na produção do pitoresco, na reprodução da teoria imparcialista,  da imagem real criada, no simbolismo, na reprodução da temática que fotografia não pode captar porque ainda não são visíveis.

José Nunes Pereira



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O Imparcialismo: O Ciclo de Saturno

O Imparcialismo que começou a ser escrito em 2006 E  revelado em 2008. Foi à leitura do fim de um período, Iniciado pós-guerras, tempos...

O Novo Contexto Para a Literatura Contemporânea

MOVIMENTO IMPARCIALISTA