Pesquisar este blog

MOVIMENTO IMPARCIALISTA

MOVIMENTO IMPARCIALISTA
IMPARCIALISMO

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Poetas e poesias contemporâneas

Há um movimento literário contemporâneo conhecido como Movimento Literário Imparcialista: literatura para o novo contexto. Esses poetas estudam o novo contexto sobre o qual estamos vivendo e a partir desses estudos realizam a nova literatura brasileira: Literatura Imparcialista. Para que saibamos o quais os conceitos dessa litaratura precisamos estudar: Conceito de imparcialidade
http://literaturaimparcialista.blogspot.com/2010/10/conceito-de-imparcialidade.html
J.Nunez

Movimento literário Imparcialismo

O poema Ciclo de Octávio Guerra é o estudo para uma nova estética, uma nova forma, um nova temática, um novo contexto histórico. As inovações ocorrem na métrica, são feitas através de letras e palavra e que considera o substantivo composto como uma única palavra dentro do poema porque representa um único objeto. Todos os versos devem possuir a mesma quantidade de palavras, salvo o verso imparcial que de ser livre e fora da estrofe, este verso imparcial deve representar ao dois pontos de vistas, os dois lados, dois conceitos sem que oscile.

O poema se compõe de duas estrofes que devem terminar sempre em numero par e com a mesma quantidade de versos em ambas estrofes, neste poema e entre as estrofes deve haver o verso imparcial que representará as duas estrofes, este verso deve ser único livre e imparcial.
O número de palavras ou letras na métrica do verso, são livres de um poema para outro, porem deve obedecer o mesmo numero de letras e palavras em todos os versos e ainda o numero de palavras ou letras deve resultar em um numero par.
Do mesmo modo que o verso imparcial abrange as duas estrofes, o titulo também deve abranger as duas estrofes para que aja imparcialidade. Esta característica de imparcialidade faz possível a leitura das estrofes separadamente, tornado o verso democrático e imparcial.
No poema inovador de Octavio Guerra a soma das duas estrofes e do verso impar é um numero impar, para que assim sobre um verso que é o verso imparcial.
Para orientar a leitura o poema imparcial deve conter o titulo e o tema abordado, assim dá maior facilidade de leitura e interpretação.
O distanciamento de campo semântico no verso é outra característica que resulta da era da informação e da democracia do conhecimento. Por de trás da estética e da forma do verso imparcialista escondem os conceitos de liberdade, justiça, democracia, igualdade, direitos , individualidade, coletividade, imparcialidade, possibilidades e flexibilidade.
O que vem reforçar esta visão de direitos iguais e democracia não é um novo contexto, mas fatos que representam estas mudanças no cenário mundial. A eleição do primeiro presidente negro da historia da política no Estados Unidos é um dos fatores que reforçam esta inovação para um novo contexto mundial. Não podemos esquecer que o tema abordado é um acontecimento e uma preocupação constante na sociedade.
Pode se notar na Poesia Imparcialista o multiculturalismo e a globalização presentes na Era da Informação. O que representa aqui a teoria da métrica imparcialista é o poema de ABILIO SANTANA.
Esse poema revela a emancipação e o poder da mulher, e deixa claro a inversão da ordem clássicas dês coisas.

Meios

(O PODER DA MULHER)



Nem mesmo o espírito santo,

Nem o vento frio

Entrou por está janela

Trazendo o pólen fértil.

Então sem medo algum

Pouse em minha flor

Aberta para a noite,

Livre de pudor cristão.

Sexo não é mais necessariamente reprodução

Fujo desta mulher viúva negra.

Depois da ejaculação precose,

Tenho medo de mulher

Que consome minha seiva,

Me usa com crueldade...

Depois fecha a flor

E recolhe o pólen,

Sem ereção sou inútil.

Abílio Santana

J.Nunez

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Fique por perto!

Volte logo, Não demore muito, Fique por perto! Eu te esperarei dentro e fora do tempo. Sua alma é nobre, Fique no sangue do meu sangu...

O Novo Contexto Para a Literatura Contemporânea

MOVIMENTO IMPARCIALISTA